O que são cargas refrigeradas?
Existem alguns alimentos que sofrem um rápido processo de deterioração e impossibilidade de consumo quando não são armazenados corretamente. Fazem parte dos alimentos refrigerados itens como: medicamentos, produtos lácteos, carnes, frutas e verduras, peixes, aves, entre outros. Para cada produto existe uma temperatura de conservação ideal, mas os valores para os refrigerados variam entre 8°C a -1°C e os congelados -10°C a -30°C. As baixas temperaturas inibem a ação de bactérias sobre o produto, garantindo um maior prazo de validade.
Condições necessárias para o transporte
O transporte de cargas refrigeradas envolve uma logística precisa para que os processos de coleta, transporte e entrega sejam coordenados, evitando perdas e prejuízos financeiros. Além disso, os veículos precisam ser adaptados de forma a manter uma temperatura constante durante toda a viagem, com um sistema de refrigeração monitorado. O isolamento térmico é fundamental, com revestimento de paredes, teto e piso, geralmente com poliuretano e vedação das portas e janelas. Também devem ser limpos e corretamente higienizados minimizando os riscos de contaminação.
Regulamentações exigidas pela ANTT para o transporte de refrigerados
A Agência Nacional de Transporte Terrestre padronizou alguns cuidados que precisam ser observados antes e durante o transporte, sendo eles:
1.A refrigeração do veículo deve ser iniciada 15 minutos antes do transporte.
2.Durante a estocagem, a câmara frigorífica deve ser controlada para manter a temperatura do produto sempre no valor desejado, ou mais baixa, com o mínimo de oscilação.
3.Os alimentos devem ser estocados de forma a permitir a adequada circulação do ar, evitando também contato com paredes, teto ou piso.
4.O veículo deve possuir instrumento para registro contínuo de temperatura do ar interno e indicador durante o transporte.
5.O processo de carga e descarga deve ser feito o mais rápido possível para que a carga não perca temperatura.
6.Todas as atividades em ambientes refrigerados devem ser executadas sempre por profissional capacitado e protegido pelos equipamentos de proteção individual (EPI) relacionados à cadeia do frio.
Desafios enfrentados neste setor
Já sabemos que um dos principais desafios relacionados ao transporte e a prestação de serviços para este tipo de produto é a conservação da temperatura mesmo em regiões com climas e condições ambientais diferentes. Em regiões mais quentes os equipamentos precisam ser adaptados para manter as temperaturas mais baixas, enquanto nas regiões mais frias se o produto for apenas de refrigeração é necessário cuidado e uma nova adaptação para que os itens não congelem.
Outro desafio encontrado é a manutenção dos equipamentos que fazem a refrigeração. Eles precisam ser constantemente monitorizados e passarem por inspeções regulares, já que o prejuízo causado por uma falha neste sistema seria enorme, resultando na perda dos produtos transportados.
Exigências gerais e perspectivas para o setor
Em suma, o transporte de produtos refrigerados é fundamental para sustentar a economia das indústrias farmacêuticas, agrícolas e todas as demais que trabalham com alimentos perecíveis. O isolamento térmico para evitar a deterioração é a principal exigência a ser seguida. Para isso os caminhões precisam ser adaptados com sistemas de refrigeração e revestimentos especiais. O controle da temperatura deve ser monitorizado e os aparelhos necessitam de manutenção e revisão constantes. Para se destacar neste setor é necessário uma equipe capacitada e compromisso com a carga e as condições de deslocamento e entrega, garantindo que o produto chegue com integridade ao seu destino.