Como Fazer Transporte de Leite In Natura
A logística no transporte do leite in natura é fundamental para garantir a qualidade e segurança do alimento. Envolve cuidados higiênicos na coleta, preparação prévia, higienização dos meios de transporte e uso de caminhões adaptados. O setor enfrenta desafios relacionados à natureza perecível do leite, como a manutenção das condições adequadas de temperatura e integridade do produto.
A logística no transporte de uma carga é fundamental especialmente para os produtos alimentícios. Com o leite in natura, por se tratar de um item perecível, a qualidade e a segurança do alimento durante seu deslocamento precisam ser observados. Confira a seguir todos os processos envolvidos desde sua coleta até o completo transporte e chegada para o consumidor.
Obtenção e higienização do leite
Os cuidados higiênicos que envolvem a integridade do leite começam desde o preparo dos materiais necessários para sua coleta. Devem ser observados periodicamente a limpeza e desinfecção das instalações e utensílios utilizados, além das condições gerais do estábulo e principalmente a saúde da vaca leiteira. As vacas devem ser tuberculinizadas e vacinadas, com fichas atualizadas e individuais de sanidade.
Preparação para o transporte
Antes de ser transportado o leite precisa passar por métodos de tratamento que garantam sua integridade até chegar a mesa do consumidor. Podem ser utilizados meios térmicos (frio ou calor) e químicos para conservação. Basicamente passar pelos processos de filtração, resfriamento e pasteurização.
Higienização dos meios de transporte
Os caminhões leiteiros precisam passar também por um processo de higienização, estando em condições ideais para o transporte. A limpeza dos tanques e tubulações são necessários para evitar contaminação do produto e crescimento de microorganismos indesejáveis e patogênicos.
O que é necessário para o transporte
Estes caminhões precisam ser adaptados com sistemas de refrigeração avançados que mantém o leite em temperaturas ideais, evitando a proliferação de bactérias. Além disso, são equipados com rastreadores que monitoram e registram informações essenciais como a origem do leite, data de coleta e temperatura durante o transporte. Os motoristas e colaboradores precisam passar por um treinamento adequado sobre higiene e manuseio do produto, tudo isso para garantir a segurança alimentar.
Desafios enfrentados pelo setor
O transporte eficiente do leite in natura desempenha um papel vital na entrega de um alimento seguro e nutritivo. Os desafios do transporte permeiam a sua natureza perecível, e envolvem a manutenção das condições adequadas de temperatura, integridade do produto, impedir contaminações cruzadas e manter os padrões de segurança alimentar.
Imprimir
Gerar PDF