Tipos de caminhão para transporte de cargas
Existem diferentes tipos de caminhões para transporte de cargas, incluindo caminhões baú (proteção climática), caminhões tanque (cargas especiais), caminhões plataforma (cargas pesadas e volumosas), caminhões graneleiros (cargas a granel) e caminhões munck (guindastes para cargas pesadas).
Se você precisa transportar cargas, é importante escolher o tipo certo de caminhão para garantir que ela chegue ao destino com segurança e eficiência. Neste guia, vamos explorar os diferentes tipos de caminhão disponíveis e ajudá-lo a escolher o mais adequado para suas necessidades.
Caminhão Baú
Esse tipo de caminhão possui sobre o chassi um compartimento fechado e protegido, chamado baú. É um dos tipos mais utilizados para transporte de cargas. Escolhido especialmente porque protege da exposição climática e de possíveis intempéries durante o caminho. Usado para o deslocamento de cargas secas, eletrônicos, alimentos, móveis e roupas. É construído com material resistente e pode ser encontrado em diferentes tamanhos e com algumas variações, como portas laterais para facilitar a descarga. Além das proteções climáticas, oferece também proteção contra furtos, pois o compartimento é trancado.
Caminhão Tanque
O caminhão tanque destina-se ao transporte de cargas especiais, que requerem cuidados desde o armazenamento até o percurso. O tanque acoplado à carroceria depende do tipo de item transportado, sendo feito de materiais como aço inoxidável ou alumínio, que são resistentes à corrosão. Eles são projetados para transportar combustíveis, produtos químicos e gases, garantindo estabilidade durante o caminho e prevenindo acidentes como vazamentos pela estrada. Para garantir a segurança, precisam seguir as normas regulamentadoras, possuindo equipamentos como válvulas de alívio de pressão e sistema de monitoramento de vazamentos.
Caminhão Plataforma
O caminhão plataforma tem um uso variável que envolve desde o transporte de cargas pesadas, como máquinas agrícolas, até itens volumosos e irregulares. Como se caracteriza somente por uma barra lisa, feita de aço, sem plataformas laterais, tem a vantagem de facilitar o carregamento e descarregamento de mercadorias podendo ser acessadas por qualquer lado. Dentre os caminhões plataforma existem subtipos como o de carroceria fixa, basculante, e carroceria articulada, cada um sendo específico para um tipo de carga. Além disso são variáveis em tamanho e capacidades. Também seguem normas regulamentadoras específicas que restringem peso e dimensões da carga.
Caminhão Graneleiro
O caminhão graneleiro geralmente possui carroceria aberta, própria para carregar cargas a granel como grãos, areia, fertilizantes, cimento e outros materiais que ficam soltos durante o percurso. Possui laterais baixas e removíveis, com tampas superiores que podem ser abertas para facilitar o descarregamento. Variam em tamanho, tipo de item e capacidade, mas todos necessitam garantir estabilidade da carga, com distribuição igualitária do peso para que a movimentação durante a estrada seja segura. Costumam ser utilizados junto com rampas e esteiras para agilizar o processo de carga e descarga do material.
Caminhão Munck
Muito utilizado na construção civil, o caminhão munck possui um guindaste acoplado ao chassi, permitindo o transporte, elevação e posicionamento de cargas pesadas. Sua estrutura é articulada, permitindo movimentação em diversas direções e alcançando alturas variáveis. Pode ser usado também para a remoção e içamento de determinados itens. Oferecem versatilidade combinando as vantagens de um guindaste com a mobilidade de um caminhão.
Imprimir
Gerar PDF