Transportadoras para o setor agrícola
Como que é feito o transporte de grãos, e quais são os cuidados com esse transporte? Sendo a matéria prima mais importante, provedora da maior parte da economia Brasileira, gerando muitos empregos desde o inicio na colheita até as fábricas, até as exportações, sendo carregados em veículos de grande porte!
As atividades do setor agrícola são uma das mais importantes provedoras da economia brasileira, contribuindo para o setor do PIB nacional além da geração de empregos e fomentar exportações. Dentro do nosso território, o transporte de grãos e o transporte de máquinas obedece uma logística que enfrenta alguns desafios mas que é fundamental para o funcionamento do nosso país.
O que é uma transportadora de grãos?
As transportadoras agrícolas são empresas especializadas em carregar produtos e matérias primas rurais, oferecendo carregamento e condução aos produtos do campo até seus sítios de distribuição, fábricas e exportação. No que se refere às cargas alimentícias as demandas e os cuidados são vários, prezando pela conservação e perecibilidade.
Quais são os tipos de grãos transportadoras?
Os produtos são diversos: cereais, grãos, leguminosas, cada um com um prazo de entrega diferente, respeitando as características e validade que lhe são próprias. Por isso a logística dentro do transporte terrestre é fundamental, e se não bem planejada acarreta drásticos prejuízos.
Quais os tipos de veículos de uma transportadora de grãos?
Uma transportadora de grãos trabalha com frota de veículos e equipamentos específicos para o transporte de granéis sólidos. Chamados também de caminhões graneleiros, são veículos pesados com destaque para truck, carreta e bitrem, com uma grande capacidade de armazenamento.
Quais são as regras para transportar grãos?
É necessário seguir as regras do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, para o transporte destas cargas que exige carrocerias de guardas laterais fechadas para evitar desperdício do material durante a viagem, além de cobertura com lona ancorada à carroceria do veículo. Além disso, uma transportadora de grãos precisa se adequar às normas e licenças necessárias ao serviço, de acordo com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, além de contar com equipamentos de segurança e proteção ambiental.
Transporte de máquinas agrícolas
Para as transportadoras de máquinas agrícolas a logística também é fundamental, assim como o veículo e equipamentos necessários, afinal, estes equipamentos pesam cerca de 300 toneladas! Isso mostra a evidente necessidade de um transporte seguro e adequado. Neste contexto, longas distâncias e estradas mal assistidas podem se tornar um desafio.
Tudo deve iniciar com uma inspeção adequada do equipamento, identificando as necessidades e preparando para o transporte. Vários itens de segurança devem ser usados com um trabalho muito cuidadoso de fixação, além de certificar-se que o tanque e repositórios estejam vazios, prevenindo complicações em caso de acidentes. Uma transportadora de máquinas agrícolas também deve ficar atenta à emissão de Licenças Especiais de Trânsito: documentos que são obrigatórios para que este tipo de reboque aconteça.
Conclusão
Diante de tudo, fica claro que as transportadoras do setor agrícola são uma parte vital para o funcionamento do país, mas que os desafios do transporte agregam complexidade e desafios para este setor. Elas ajudam a impulsionar o desenvolvimento econômico contribuindo para uma cadeia de produção eficiente. Para operar com sucesso neste ramo, um alto grau de logística deve ser priorizada, desde a coleta e processamento dos materiais até o planejamento do percurso e prazos de entrega. Com experiência e profissionais treinados é possível garantir um transporte eficiente garantindo o sucesso nas operações agrícolas.
Imprimir
Gerar PDF