Separamos alguns temas para você que quer entender sobre o transporte de cargas!

Cadastre seu email para receber conteúdos e informações exclusivas sobre o mercado de transportes e fretes!
Inscrição Newsletter
Faça uma cotação!
Artigos Recentes Postagens recentes
Categorias Categorias do Blog
Transporte de cargas perigosas
O transporte de cargas perigosas é um assunto que merece atenção pois envolve produtos que representam risco à saúde e ao meio ambiente. Por este motivo, exige cuidados com regulamentações específicas que regem seu deslocamento e manuseio. Confira a seguir!
O que são cargas perigosas?
São produtos que possuem características tóxicas, inflamáveis, explosivas, corrosivas ou irritantes, sendo nocivos ao meio ambiente, à população e aos seus bens

São classificadas em 9 categorias, sendo elas:

1.Sólidos inflamáveis - como o enxofre.
2.Líquidos inflamáveis – como gasolina e álcool.
3.Gases – como gás de cozinha, oxigênio, amônio.
4.Materiais radioativos.
5.Peróxidos orgânicos e substâncias oxidantes.
6.Substâncias infectantes ou tóxicas – como os pesticidas.
7.Materiais explosivos – como a pólvora.
8.Substâncias corrosivas – como a soda cáustica.
9.Substâncias e itens perigosos em geral – todos aqueles produtos perigosos que não entram nas classificações anteriores.
Quais são os riscos relacionados ao seu transporte?
Acidentes durante o percurso podem acontecer e acabam determinando riscos em 3 principais áreas: saúde humana, ao meio ambiente e a propriedade.

Saúde humana: o próprio motorista da carga ou uma pessoa que manuseia o produto sem EPIs necessários podem sofrer danos à sua saúde, envolvendo: irritação cutânea e ocular, problemas respiratórios, distúrbios de trato gastrointestinal e instabilidades hemodinâmicas com necessidade de hospitalização.

Meio ambiente: vazamentos de produtos tóxicos podem determinar contaminação de solo, ar, rios, além de contato com a fauna, demorando anos para a recuperação destes recursos naturais.

Propriedade: é importante também lembrar que esses acidentes representam danos materiais significativos, tanto aos veículos quanto às instalações e equipamentos próximos.

Quais as regulamentações que regem o transporte de cargas perigosas?
A ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre, determina algumas exigências para os veículos que carregam este tipo de carga, como placas e etiquetas de risco identificando o produto transportado. Além disso, o motorista deve ter carteira específica para este tipo de transporte e tanto ele quanto os profissionais envolvidos devem possuir treinamento específico, regular e atualizado. Todos precisam usar equipamentos de proteção individual e coletivos como luvas, botas, além de possuir extintores de incêndio no veículo.

O que fazer caso algum acidente aconteça?
Acidentes com cargas perigosas são uma urgência e necessitam ser tratados de forma imediata. A segurança de todos os envolvidos deve ser priorizada, com evacuação da área. É necessário acionar os órgãos competentes como bombeiros, polícia rodoviária e órgãos ambientais. A contenção e neutralização das substâncias devem ser feitas por profissionais treinados, em utilização dos EPIs necessários e caso alguém tenha se exposto ao tóxico de forma direta, deve-se buscar assistência médica rapidamente.

Imprimir Imprimir do Post 'Transporte de cargas perigosas'
Gerar PDF Gerar PDF do Post 'Transporte de cargas perigosas'
Artigos Recentes Postagens recentes
Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:
Você deseja que seus dados sejam armazenados e preenchidos automaticamente na proxima vez que for enviar um comentário?
Seja o Primeiro a Comentar
Comentários: 00
Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos