O que são cargas perigosas?
São produtos que possuem características tóxicas, inflamáveis, explosivas, corrosivas ou irritantes, sendo nocivos ao meio ambiente, à população e aos seus bens
São classificadas em 9 categorias, sendo elas:
1.Sólidos inflamáveis - como o enxofre.
2.Líquidos inflamáveis – como gasolina e álcool.
3.Gases – como gás de cozinha, oxigênio, amônio.
4.Materiais radioativos.
5.Peróxidos orgânicos e substâncias oxidantes.
6.Substâncias infectantes ou tóxicas – como os pesticidas.
7.Materiais explosivos – como a pólvora.
8.Substâncias corrosivas – como a soda cáustica.
9.Substâncias e itens perigosos em geral – todos aqueles produtos perigosos que não entram nas classificações anteriores.
Quais são os riscos relacionados ao seu transporte?
Acidentes durante o percurso podem acontecer e acabam determinando riscos em 3 principais áreas: saúde humana, ao meio ambiente e a propriedade.
Saúde humana: o próprio motorista da carga ou uma pessoa que manuseia o produto sem EPIs necessários podem sofrer danos à sua saúde, envolvendo: irritação cutânea e ocular, problemas respiratórios, distúrbios de trato gastrointestinal e instabilidades hemodinâmicas com necessidade de hospitalização.
Meio ambiente: vazamentos de produtos tóxicos podem determinar contaminação de solo, ar, rios, além de contato com a fauna, demorando anos para a recuperação destes recursos naturais.
Propriedade: é importante também lembrar que esses acidentes representam danos materiais significativos, tanto aos veículos quanto às instalações e equipamentos próximos.
Quais as regulamentações que regem o transporte de cargas perigosas?
A ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre, determina algumas exigências para os veículos que carregam este tipo de carga, como placas e etiquetas de risco identificando o produto transportado. Além disso, o motorista deve ter carteira específica para este tipo de transporte e tanto ele quanto os profissionais envolvidos devem possuir treinamento específico, regular e atualizado. Todos precisam usar equipamentos de proteção individual e coletivos como luvas, botas, além de possuir extintores de incêndio no veículo.
O que fazer caso algum acidente aconteça?
Acidentes com cargas perigosas são uma urgência e necessitam ser tratados de forma imediata. A segurança de todos os envolvidos deve ser priorizada, com evacuação da área. É necessário acionar os órgãos competentes como bombeiros, polícia rodoviária e órgãos ambientais. A contenção e neutralização das substâncias devem ser feitas por profissionais treinados, em utilização dos EPIs necessários e caso alguém tenha se exposto ao tóxico de forma direta, deve-se buscar assistência médica rapidamente.