Frota própria ou terceirizada: o que vale mais a pena?
Na hora de definir qual a melhor forma de entregar suas mercadorias? Decidir se torna um desafio, portanto, é importante saber comparar qual vai ser a melhor escolha para te atender nas suas necessidades empresarial!
Na hora definir qual a melhor forma de entregar suas mercadorias, decidir entre frota própria ou terceirizada é sempre um desafio. Afinal, são vários os fatores que se deve considerar para garantir a escolha certa e, consequentemente, uma gestão logística eficiente. Desde quesitos como flexibilidade na entrega, até maior controle, praticidade, economia entre outros.
Sabendo disso, para ajudar você a tomar a melhor decisão, preparamos esse artigo onde fizemos um comparativo entre as duas opções. Assim, você poderá analisar as vantagens e desvantagens da frota própria e a frota terceirizada. E, então, optar pelo tipo de frota que faz mais sentido para sua empresa. Confira!
Frota própria ou terceirizada – Prós e Contras
Garantir o melhor para sua logística de entregas é o que todo gestor deseja. Mas, para isso é importante fazer escolhas inteligentes e estratégicas.
Decidir entre frota própria ou terceirizada sem dúvida é uma delas. E, para isso, antes de mais nada é importante avaliar o que cada opção tem a oferecer.
Frota própria
Ter uma frota própria é uma opção que oferece algumas vantagens. A centralização dos processos logísticos, ausência de restrições de quilometragem e maior independência quanto aos processos decisórios são algumas delas. De modo geral, essa é considerada uma boa opção para empresas que:
1.Desejam maior liberdade na hora de planejar manutenções, aquisição de novos veículos e gestão e custos.
2.Empresas que possuem veículos próprios para transporte e entrega de mercadorias.
3.Equipe contratada especificamente para essa finalidade.
4.Empresas que deseja ter controle total sobre a frota.
Por outro lado, optar por uma frota própria também envolve desvantagens. O maior controle logístico que esse tipo de frota oferece também reflete sobre os custos. Afinal, toda a responsabilidade no que diz respeito à frota fica a cargo da empresa.
Desde os custos gerais com manutenção, seguros, impostos, controle de licenças, depreciação de veículos e combustíveis da frota. Até o trabalho de aperfeiçoamento técnico da equipe e supervisão, salários dos motoristas.
Tudo isso fica sob a responsabilidade da empresa. Por isso, manter uma frota própria pode sair bem caro, além de demandar um tempo que talvez sua empresa não possua para investir. Por isso, é muito importante analisar esses fatores antes de optar por frota própria ou terceirizada.
Frota terceirizada
Empresas que optam por terceirizar sua frota ganham em praticidade e eficiência operacional. Mas, estes não são os únicos benefícios que essa opção oferece.
1.Maior previsão de custos: Investir em frota terceirizada significa lidar com custos previsíveis. Afinal, o valor do serviço é definido no ato da assinatura do contrato. Desse modo, o custo será sempre o mesmo, independentemente do que aconteça. Assim, dificilmente você será surpreendido com imprevistos que interfiram no seu planejamento financeiro.
2.Acesso a tecnologias de ponta: O mercado de transporte de cargas está cada vez mais competitivo. Com isso, as transportadoras que operam com frota terceirizada estão constantemente inovando seus veículos e metodologias de trabalho para se sobressair da concorrência.
Optando pela terceirização, sua empresa passa a ter acesso a essas inovações. E uma frota renovada e que investe em novas tecnologias acaba tornando suas entregas mais seguras, ágeis e confiáveis.
3.Maior economia: Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, os custos com logística de entrega consome cerca de 11,2% da receita das empresas. Por isso, mais de 70% dos gestores consideram a terceirização como uma saída para reduzir os custos nesse quesito.
Na terceirização de frota, sua empresa não precisa imobilizar capital ou linha de crédito para aquisição de veículos. Você terá à disposição uma frota completa e alinhada com as necessidades e demandas da sua empresa. Assim, gastará apenas o que for necessário para o serviço, ganhando tempo e dinheiro para focar em outras prioridades do seu negócio.
Como nem tudo são flores, a terceirização de frota também oferece alguns contras que vale a pena destacar. A gestão descentralizada e processo de mudança mais burocrático são algumas delas.
Frota própria ou terceirizada – Qual é a melhor?
Para saber qual delas, se frota própria ou terceirizada, é a melhor, é só analisar os prós e contras de cada opção. E buscar alinhar essas informações aos seus objetivos.
Se sua demanda existe uma solução que ofereça custos reduzidos, maior previsibilidade de custos e frota compatível com as necessidades da sua empresa e com recursos que favorecem a produtividade e maior rentabilidade, então a terceirização de frota é o melhor caminho.
Mas, se o seu objetivo é garantir total uma gestão centralizada e maior autonomia no processo de decisão, uma frota própria talvez seja a melhor alternativa.
Portanto, agora que já sabe a diferença entre os dois tipos de gestão de frota, analise todos os pontos. E então, decisão qual delas, se frota própria ou terceirizada é a melhor para seu negócio!
Imprimir
Gerar PDF